PREGNANCY - FROM THE BEGINNING TO 18 WEEKS

abril 27, 2019


// PRIMEIROS SINAIS & SINTOMAS DA 
GRAVIDEZ NOS PRIMEIROS MESES 


Tenho mantido um diário de quase todos os dias ao longo da gravidez, mas quero partilhar algumas partes desses meses (o que escrevi antes quero guardar para mim por enquanto) com base em pensamentos ou nos sintomas dos primeiros meses. 

6 de Janeiro Uma saída a dois pelo shopping aproveito e dou uma oportunidade ás calças que queria comprar. O tamanho de calças paperbag varia de loja para loja, isto para uma pessoa de metro e meio, experimento e levo dois tamanhos idênticos: o primeiro tamanho ficou demasiado apertado quase que não consegui sair delas, o segundo tamanho ficou apertado na cintura e um dos três botões não apertava. "isto é normal acontecer ter que ser um numero acima do normal" digo isto para mim. O meu namorado aparece com o tamanho acima, e este tamanho serve e compro. 

7 de Janeiro. Sinto que os meus seios estão doridos e maiores que o normal. Preparo-me para ir a casa dos meus pais, e visto as calças que comprei no dia anterior ..  e tenho dificuldade em vesti-las, olho para o tamanho da calça para confirmar se não tinha trazido o tamanho errado. não estava tudo ok. 

8 de Janeiro.  9 de Janeiro. Uma(s) colega(s) no trabalho olham para mim e comentam que estou a engordar, ou seja podia ser devido a trabalhar numa cadeia de fast food, mas não dou atenção a conversa e continuo a trabalhar. Vou para casa e comento com o meu namorado tudo isto, desde as calças que comprei com ele á opinião das minhas colegas de estar mais gordinha. Ele ouve-me e dá-me a opinião dele. "já tinha notado que as tuas mamas estão a ficar maiores", "e o teu período?" Adormecemos a pensar nisso. O teste de gravidez compramos no dia seguinte.

10 de Janeiro. Era cedo o despertador marcava 06.08h da manhã, o teste de gravidez deu o nosso primeiro positivo. Dois tracinhos azuis. Positivo. Não consegui dormir mais, estava a pensar ou a lidar com esta nova situação. Precisava de dormir ia trabalhar no turno da noite. 

Sintomas da semana 7: Peitos doridos e com um olfacto apuradíssimo. Fora isso, estou feliz, mas preocupado e impaciente, o tempo passa muito devagar. Sem preocupações agora. 
Peso inicial: 43kg

14 de Janeiro. Eu estava assustada naquele momento, é hora de ir ao médico familiar. Os termos médicos e todas as perguntas parecem normais naquele momento. Entre conversas, os folhetos de gravidez, as vitaminas necessárias, um guia para uma alimentação mais saudável, as futuras consultas e a primeira ecografia. Dentro do carro sozinha, coloco a mão na barriga e respiro de alívio por este pequeno ser humano que está a crescer dentro de mim e sorrio.

27 de Janeiro.  Hoje estou de 9 semanas + 5 dias e o pequeno ser humano começa a ganhar forma, segundo a aplicação tens aproximadamente 2,5 cm idêntico ao tamanho duma cereja. Estou com medo de que algo aconteça, sempre que necessito de ir á casa de banho, por segundos seguro a minha própria respiração para não encontrar sangue nas minhas cuecas.

Sintomas da semana 8 a semana 10: Nada mudou, ou posso dizer que mudou apenas a refeição do pequeno-almoço – deixei de beber café com leite que começava a saber mal mesmo antes de saber que estavas a caminho. – e isto também foi para o papá os primeiros sintomas da tua chegada! Tenho mais apetite e uma enorme necessidade de comer de duas em duas horas. Outros: um pequeno inchaço começa a aparecer, principalmente á noite.
Peso (kg): 44,5kg

8 de Fevereiro. Estou cansada. Preciso de descansar. Já deitada na cama começa uma ligeira dor no estomago, apetece-me vomitar (…) Sinto o meu corpo fraco, torna-se difícil de deitar-me doí-me as costas, e estou a ficar preocupada com o meu bebé. Sigo para o hospital, e está tudo bem. É necessário apenas uns dias de descanso.

16 de Fevereiro . Um pequeno impulso de comprar uma primeira peça para o bebé .. Às escuras do sexo do bebé, as cores neutras é uma opção pessoal, quer em roupa quer em “material” para a maternidade. Um conjunto de camisola com a calça é a tua primeira roupinha comprada pelos teus papas, querido filho\a.

19 de Fevereiro. Um pequeno nervosíssimo. Uma mão áspera toca-me na barriga, é ele nervoso. Cinco minutos depois a minha mão está juntamente com a dele no pequeno alto da minha barriga (…) É a primeira ecografia. Deito-me e olho para o pequeno ecrã e aparece uma pequena mancha e choro de felicidade, e procuro de imediato a mão do V. para lhe transmitir algo. “aqui está o batimento cardíaco” “a pequena cabeça”  

Sintomas da semana 11 - 13: Uma noite mal dormida com enjoos e vómitos. Febre alta. Descanso total durante cinco dias. Perdi um quilo e meio mais ou menos no início da semana 11, mas agora tenho mais apetite e consigo voltar a recuperar os quilos perdidos. Uma etapa frágil está concluída - o primeiro trimestre. Numa reflexão diria que correu tudo normal, as dúvidas de todas as questões médicas, o medo que surgia apenas num pequena ida á casa de banho, de um novo ser humano a crescer dentro de mim .. Não houve enjoos matinais, durante o dia-a-dia ou mesmo ao final do dia, nem desejos por algo delicioso ou vontade de comer algo especial ou fora do vulgar da época (a palavra “desejo” no dicionário de gravida penso que seja mito).
Peso (kg): 44 kg


3 de Março. Não fui boa a registar a gravidez nos primeiros meses. Há qualquer coisa neste momento de transição que já é tão pública que prefiro guardar parte dele para nós. É tudo um mundo por descobrir neste momento, o que comprar, o termo ‘o que é necessário’ é o essencial agora.

15 de Março. A roupa prática no guarda-roupa é umas leggings com uma t-shirt simples. Ou será necessário um SOS ao guarda – roupa? As escolhas são quase nulas a regra principal para mim é a opção usar uma saia ou usar um vestido (para mais tarde conseguir voltar a usar após o nascimento).

Sintoma da semana 14 – 16 O meu cabelo e a pele estão brilhantes, o humor melhora, a barriga cresce e as pernas estão inchadas. “A grávida tem menos sono e mais energia” pelo contrário o cansado começa a ser sentido, na rotina diária já está incluído dormir a sesta.
Peso: 44,9 kg

18 de Março. Entrei naquela fase em que consigo esquecer-me de que estou grávida. Estou tranquila, os dias acontecem ao ritmo de sempre, e ainda sou a única que sinto a agitação cá dentro. O V. diz-me todos os dias que estou bonita grávida.

28 de Março. Mãe de menina? Mãe de menino? “É-me indiferente, desde que tenha saúde.’’ E sentia exatamente isso, mas esperava que encontrasse uma vagina na ecografia. Nova ecografia. E não houve mesmo dúvidas, uma pilinha no ecrã e um bebé sentado com as perninhas abertas e um alto no meio. Culpemos as hormonas, porque me apeteceu desatar a chorar. Venha o nosso Salvador. Com saúde.

Sintomas da semana 17 - 18. Mexe-se muito, os primeiros movimentos, primeiro leves, depois mais intensos e regulares. Ligeiras tonturas. Sinto-me grávida e gorda
Peso (kg): 46,5 kg 

1 comentário

Copyright © OHCRLN
Design by Fearne